Villa Park

Julho 2002

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades de oito edifícios inseridos na urbanização Villa Park localizada na Amadora. Estes edifícios têm ocupação diversa, sendo quatro deles de habitação e serviços, três destinados a escritórios e serviços e um destinado a estacionamento. Possuem todos eles três pisos enterrados e entre 5 e 8 pisos elevados, exceptuando o edifício destinado a estacionamento que dispõe de três pisos enterrados e um piso de cobertura.

 

Foi não só responsável pelo desenvolvimento dos projecto como pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

Descrição

A solução estrutural passou pela utilização de lajes fungiformes aligeiradas nos edifícios de escritórios e pisos de estacionamento e de lajes fungiformes maciças nos edifícios de habitação (excepto pisos de estacionamento e comércio). Estas lajes funcionam apoiadas directamente sobre pilares, vigas e paredes, os quais transmitem as cargas às fundações. Estas, em função das características do terreno, são realizadas por intermédio de sapatas. Os Núcleos resistentes estão localizados em zonas centrais dos edifício com a finalidade de permitir um bom comportamento às acções horizontais.

 

Dado que a zona de escavação se insere numa zona urbana em desenvolvimento, sendo delimitada a Norte pela linha ferroviária e a Sul e Este por vias rodoviárias, foi necessário encontrar uma solução de escavação que minimizasse as eventuais interferências e perturbações nas ocupações citadas. Deste modo, a solução de escavação passou pela execução de taludes faseadamente nas zonas não contíguas a estas infra-estruturas de transportes e pela execução de contenção periférica através de uma estrutura de betão armado do tipo “Muro de Berlim”, com ancoragens e escoras provisórias, nas zonas adjacentes a essas mesmas zonas.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:

  • Escavação e contenção Periférica;

  • Estabilidade;

  • Instalações Hidráulicas;

Cliente: TDF, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A.

Projecto: Julho 2002 / Maio 2004
Obra: Maio 2003 / Fevereiro 2005