Forum Oeiras

2002

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades de catorze edifícios inseridos na urbanização Forum Oeiras. Estes edifícios destinam-se a habitação e comércio. Possuem entre 1 e 3 pisos enterrados e entre 6 e 7 pisos elevados.

 

Foi não só responsável pelo desenvolvimento dos projectos bem como pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

Descrição

A solução estrutural para os vários lotes passa pela utilização de lajes maciças de betão-armado com espessura variável entre 0,18 e 0,23m, consoante os pisos, para os lotes 2, 3, e 4, espessura variável entre 0,20 e 0,27m consoante os pisos, para os lotes 6, 7, 8, 8A, 9 e 10, e espessura variável entre 0.18m, 0.21m e 0.25m consoante as zonas e os pisos do edifício, para o lote 1.

Estas lajes funcionam apoiadas directamente sobre pilares, vigas e paredes, os quais transmitem as cargas às fundações.

Dadas as características do terreno, as fundações dos edifícios foram realizadas quer directamente por intermédio de sapatas, quer indirectamente por intermédio de estacas moldadas no terreno, com um comprimento estimado de 8,0m. A ligação entre as estacas de fundação e a restante estrutura é efectuada por intermédio de maciços de fundação com uma altura de 0,90m e dimensões em planta variáveis consoante as situações.

 

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:

  • Estabilidade;

  • Instalações Hidráulicas.

Cliente: TDF, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A.

Projecto: 2002 / 2003
Obra: 2002 / 2005