Clube House do Campo de Golfe

2004

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades dos edifícios do Clube House do Campo de Golfe em Porto Santo.

 

Além do desenvolvimento dos projectos foi também responsável pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

 

Os edifícios em questão correspondem ao Edifício Principal, com 2 pisos (sendo um destes semi enterrado), de utilização diversa, e ao Edifício da Portaria.

Descrição

A estrutura projectada para o edifício principal é constituída, ao nível no piso 1, por uma laje fungiforme aligeirada com 0,50m de espessura, possuindo em geral aligeiramentos com cocos de 0,425m de altura. Considerou-se a existência de bandas maciças entre pilares por forma a melhorar o comportamento estrutural do conjunto. Por questões de deficiente capacidade de absorção das cargas de punçoamento que ocorrem na laje houve necessidade de considerar a existência de capitéis em betão armado em alguns pilares. O piso da cobertura é fundamentalmente constituído por uma estrutura treliçada de asnas de madeira que assenta numa viga periférica de betão armado, exceptuando os 2 pisos técnicos existentes em laje de betão armado apoiada nos pilares e paredes existentes, em betão armado.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:

  • Estabilidade;

  • Instalações Hidráulicas.

Cliente: Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo

Projecto: 2004

Obra: 2005

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Asset 3@600x