Tower Plaza

Março de 2003

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de instalações hidráulicas do edifício de escritórios  localizado em Vila Nova de Gaia.

 

Além do  desenvolvimento dos projectos foi também responsável pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

 

O edifício é composto por 16 pisos elevados, 1 piso técnico e 4 pisos enterrados (pisos -4, -3, -2 e -1). Os pisos enterrados destinam-se a estacionamento e arrecadações, sendo os restantes destinados a escritórios e comércio (piso 0). Tem uma área de implantação de cerca de 2500 m2.

Descrição

Adoptou-se, para os pisos enterrados, uma solução estrutural de laje fungiforme aligeirada em betão armado, com espessuras de 0,325 m (0,225 m + 0,10 m) e 0,425 m (0,325 m + 0,10 m) apoiadas em pilares.

 

No piso -3, -2 e -1 recorreu-se à utilização de laje fungiforme aligeirada com espessura de 0,325 m. No piso 0, recorreu-se à utilização simultânea de laje fungiforme aligeirada com espessura de 0,325 m na zona de comércio e 0,425 m na zona exterior coberta com terra.

Para os pisos elevados adoptou-se uma solução estrutural de laje fungiforme maciça de 0,2 m com capitéis de  0,35 m de espessura, apoiada em vigas ou directamente em pilares. Os capitéis têm dimensões em planta, em geral, de 2,5 m x 3,0 m.

A estrutura global do edifício é realizada por uma malha de pilares, pelos núcleos resistentes dos elevadores, paredes resistentes e vigas de periferia. A resistência às acções horizontais é garantida principalmente pelos núcleos rígidos e paredes resistentes. De destacar o facto dos pilares serem mistos com secção rectangular de betão a envolver perfis HEB 400, 500 ou 600. Esta solução permitiu que as secções dos pilares tivessem menor área, aumentando consequentemente a área útil dos pavimentos. Tal não seria possível, recorrendo a uma solução corrente em betão armado.

 

A estrutura exterior existente na fachada sul do edifício é metálica com perfis tubulares e com ligações articuladas. A ligação ao edifício é executada ao nível dos pisos.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:

  • Estrutura e Fundações;

  • Escavação e Contenção;

  • Instalações Hidráulicas;

Cliente: V8 Gestão Imobiliária, S.A.

Projecto: Março 2003 / Fevereiro 2004

Obra: Setembro 2004 / Fevereiro 2006      

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Asset 3@600x