Edifício de Estacionamento
Lote 13A, Urbanização Sul

2002

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades do edifício de estacionamento localizado em Benfica, Lisboa.

 

Além do desenvolvimento dos projectos foi também responsável pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

 

O edifício possui cinco pisos enterrados e um piso térreo com cobertura em zonas pontuais. A escavação a realizar dispõe de uma área em planta de aproximadamente 3440 m2 e de uma altura média de cerca 14,00 m, perfazendo um volume total de aproximadamente 48 850 m3.

Descrição

A estrutura projectada para o parque é totalmente em betão armado e consiste numa laje fungiforme maciça, com vãos correntes de 7,40m nas duas direcções, com uma espessura corrente de 0,25m. Nalgumas zonas os vãos chegam aos 8.40m nas duas direcções, tendo sido nestes casos adoptados capiteis de 3.0´3.0m2 sobre os pilares, com 0.35m de espessura total, para reduzir as deformações e aumentar a resistência à flexão e ao punçoamento. Os pilares, correntemente alinhados em eixos, têm secções correntes que variam entre 0.30´1.00 e 0.30´1.40. As paredes das escadas e elevadores são em betão armado e constituem um núcleo integrado.

O edifício é delimitado por paredes de suporte de terras, dado que é praticamente todo enterrado. Estas são em betão armado, com espessura corrente de 0.30m e são construídas de cima para baixo, de acordo com o processo construtivo de paredes do tipo “Munique”. Em fase definitiva, serão travadas pelas lajes de piso, rígidas no seu plano, que constituirão assim apoios, para que as paredes funcionem com continuidade ente tramos e com flexão principal na direcção vertical.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:                             

  • Coordenação de Projecto;                                       

  • Estabilidade;                                                         

  • Instalações Eléctricas e de Telecomunicações;      

  •  Ventilação e Desenfumagem;

  • Instalações Hidráulicas.

Cliente: Fundo de Investimento Imobiliário, Fundicentro

Projecto: 2002                                                    

Obra: 2003

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Asset 3@600x