Edifício de Escritórios da Unidade E - Plano Norte de Oeiras

Julho 2004

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades do edifício de escritórios da Unidade E no âmbito do Plano Norte, localizado em Oeiras, Portugal.

 

Além do desenvolvimento dos projectos foi também responsável pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

Trata-se de um edifício composto por cinco pisos e um piso técnico, dois enterrados (pisos -3 e -2), um piso semi-enterrado (piso-1) e os restantes dois em elevação (pisos 0 e 1). Os pisos enterrados destinam-se a estacionamento, sendo os restantes destinados a escritórios. O edifício tem uma área de implantação de cerca de 1850 m2.

Descrição

A solução estrutural passa pela utilização de lajes fungiformes aligeiradas de 0,425m (0,325m + 0,10m) de espessura nos pisos -2 e -1, e fungiformes aligeiradas de 0,40m (0,325m + 0,075m) de espessura nos pisos 0, 1 e Técnico com recurso a pré-esforço. Por conseguinte, utilizou-se pré-esforço não aderente, distribuindo-se monocordões nas bandas e nervuras da direcção de maior vão. Ambos os pisos pré-esforçados possuem uma distribuição similar de pré-esforço variando apenas no número de monocordões dispostos nas bandas maciças. Estas lajes funcionam apoiadas directamente sobre pilares, vigas e paredes, os quais transmitem as cargas às fundações. Estas, em função das características do terreno, são realizadas por intermédio de sapatas. Os Núcleos resistentes estão localizados em zonas centrais do edifício com a finalidade de permitir um bom comportamento às acções horizontais.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:

  • Escavação e Contenção Periférica;

  • Estabilidade;

  • Instalações Hidráulicas.

Cliente: TDF, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A.

Projecto: Julho 2004 / Maio 2005

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Asset 3@600x