Estádio de Futebol de Praia

2005

A PECS foi responsável pelos projectos de estrutura e fundações e de algumas especialidades do Estádio de Futebol de Praia de Porto Santo.

 

Além do desenvolvimento dos projectos foi também responsável pela sua coordenação e pelo acompanhamento dos respectivos licenciamentos administrativos.

 

Esta infra-estrutura desportiva integra um edifício de apoio ao recinto desportivo, constituído por um único piso, que alberga balneários, gabinetes, posto médico, instalações sanitárias, bilheteiras, cabine de imprensa, bar e arrumos.

Descrição

A estrutura do edifício é constituída por uma malha de pilares em betão armado com dimensões tipo de 0,25´0,25 m2 e 0,25´0,50m2, totalmente inseridos nas paredes de fachada e que suportam alinhamentos de vigas em betão, que por sua vez apoiam a cobertura. A cobertura do edifício é constituida por asnas metálicas de altura variável, apoiadas centrada ou excentricamente nos pilares. Em geral, por opção arquitectónica foram utilizados perfis tubulares rectangulares e perfis H. As madres são também perfis tubulares que suportam o revestimento da cobertura, constituindo neste caso um elemento visível da construção.

O elemento mais marcante do complexo é o conjunto de palas de ensombramento. Cada pala é um elemento estrutural independente, constituído por um mastro principal que suporta uma estrutura reticulada de tubos circulares que se dispõe numa superfície curva e está totalmente revestida por uma tela microperfurada, com uma área total superior a 50m2. Esta tela permite a passagem de água mas oferece óbvia resistência ao vento. A ligação do plano da pala ao mastro é completada por um conjunto de tirantes esbeltos em aço inoxidável.

Ficha Técnica

Especialidades envolvidas:                                 

  • Estabilidade;                                                          

  • Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado;

  • Instalações Hidráulicas.

Cliente: Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo

Projecto: 2005

Obra: 2006

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Asset 3@600x